10/12/2020 14:07
Empresas varejistas, com operações de e-commerces e lojas físicas, foram as que mais tiveram surpresas positivas durante o ano de 2020. “Apesar da natureza do negócio ser diferente, B2W CIA DIGITAL (BTOW3), Atacadão SA (CRFB3), Via Varejo (VVAR3), Magazine Luiza (MGLU3), CVC (CVCB3) e Natura (NTCO3) figuram na lista das 10 ações varejistas que mais tiveram desempenho positivo, considerando o preço do papel no fechamento do último dia do ano de 2019 até o mês de novembro de 2020”. O balanço é do Daniel Abrahão, assessor de investimentos e sócio da iHUB Investimentos, escritório credenciado à XP.
Para Abrahão, no universo da diversificação, um “mantra” tanto repetido no mercado financeiro deve ser reforçado na hora de pensar em investimentos para 2021: “É necessário diversificar ações em diversos setores da economia, dentre eles o setor de varejo. O Índice Ibovespa possui atualmente 77 ações, dessas, dependendo da métrica utilizada, aproximadamente 10 são consideradas do setor de varejo, o que representa uma porcentagem relevante para ações no universo do Ibovespa. O investidor que não está nesse setor, poderia repensar sobre a diversificação de setores”, sugere.
Como exemplo prático, segundo analistas da XP Investimentos, a ação da VVAR3, responsável pelas redes de lojas físicas e virtuais das Casas Bahia e Pontofrio, além de ser a administradora do site de Extra.com.br, tem um up-side potencial de +57,13%. Já a MGLU3, Magazine Luiza tem recomendação neutra.
Expectativas
Segundo analistas, há indicação de uma “recuperação em V”, em que as surpresas positivas já não são frequentes e as principais vacinas que estão sendo desenvolvidas permanecem na espera nos devidos testes. Além disso, um novo aumento dos casos da Covid-19, como o verificado na Europa e mais recentemente nos Estados Unidos (EUA) e Brasil, alimentam os temores de novos lockdowns, sendo assim, o mercado fica à espera da definição de uma vacina em massa para a população. Entretanto, como muitos analistas ouvidos, os dados econômicos permanecem com recuperação forte o que devem refletir positivamente para o próximo ano.
Em empresas de varejo, segundo analistas, permanecem altos desde que sejam empresas que se utilizam da alta tecnologia do e-commerce para sustentar as vendas. Além disso, há necessidade de empresas com alta capacidade de adaptação aos momentos de mudança, como os ocorridos no início da pandemia”, avalia Abrahão.
Raio X do investidor
De acordo com levantamento da B3, atualmente são mais 3 milhões de brasileiros investindo na bolsa, aumento inclusive, em períodos de queda nos ativos de renda variável. Alguns números de acordo com levantamento feito no site oficial da B3 chamam a atenção: 54,76% do valor de investimentos são brasileiros acima de 56 anos, 48,17% do valor está concentrado no estado de SP, 73,53% são homens.
Conforme informa o site da B3, o brasileiro está começando a investir na bolsa, visto que houve um aumento aproximado de 100% do ano de 2019 para 2020.
Opinião de Abrahão, esse fenômeno está se iniciando e muito se deve a alguns fatores, como o acesso à informação e juros baixos. O acesso à informação traz um lado positivo, mas também perverso na vastidão que a internet representa – muita informação e redes sociais. “Ajuda os iniciantes, mas sempre vale redobrar a atenção. O ideal é procurar instituição com renome no mercado e/ou ajuda de um profissional”, explica o assessor de investimentos.
O investidor comum, segundo Abrahão, tende a seguir tendências influenciado pelo “disse que me disse” e pela internet, levando em muitas vezes a entrar em uma operação sem saber ao certo o que está fazendo, isso normalmente não termina bem. “O ideal é procurar ajuda de um profissional do mercado que compreende uma vasta gama de especialista, desde nomes reconhecidos do mercado até uma casa de análise – research”, explica.
Link da matéria: https://monitormercantil.com.br/dez-acoes-varejistas-que-mais-performaram-este-ano/