ESG vem do inglês Environmental, Social & Governance que, traduzido, significa Ambiental, Social e Governança.
É utilizado por empresas que abrangem questões de ética, responsabilidade e sustentabilidade de uma empresa com a sociedade, atreladas em sua missão, operação e a transformação do mundo em um lugar melhor, respeitando normas ambientais e administrativas.
Utilizado no mercado de capitais e por investidores, o ESG vem para avaliar o comportamento corporativo e determinar o desempenho financeiro futuro das empresas.
O componente ambiental requer a pesquisa de uma variedade de elementos que ilustram o impacto de uma empresa na Terra, de maneiras positivas e negativas. Uma empresa que é ativamente boa administradora do meio ambiente e comprometida com a sustentabilidade;
O componente social consiste em elementos relacionados às pessoas, como cultura da empresa e questões que afetam funcionários, clientes, consumidores e fornecedores – tanto dentro da empresa quanto na sociedade em geral;
O componente de governança corporativa está relacionado ao conselho de administração e à supervisão da empresa, bem como à atitude amigável ao acionista versus a atitude centrada na gestão. Como o negócio é administrado e se os incentivos corporativos se alinham ao sucesso do negócio;
São inúmeras as vantagens de contar com uma
instituição que adota os princípios do
Environmental, Social & Governance.
Integração
Valores
Impacto
As referências citadas, dentro de um critério de avaliação, geram um impacto positivo nas 3 esferas ESG, demonstrando responsabilidade na gestão, maximizando os retornos e minimizando os riscos.
“O investimento ESG é a consideração de
fatores ambientais, sociais e de governança
junto com fatores financeiros no processo
de tomada de decisão de investimento.”
ESG está crescendo em importância entre investidores institucionais e de varejo. A prática de investimento ESG começou na década de 1960 como um investimento socialmente responsável, com os investidores excluindo ações ou indústrias inteiras de suas carteiras com base em atividades comerciais como a produção de tabaco ou envolvimento no regime de apartheid sul-africano.
Hoje, as considerações éticas e o alinhamento com os valores continuam sendo motivações comuns de muitos investidores ESG, mas o campo está crescendo e evoluindo rapidamente, à medida que muitos investidores procuram incorporar fatores ESG ao processo de investimento junto com a análise financeira tradicional.
Estrutura da Diretoria
Auditoria
Ética nos negócios
Corrupção
Solidez Financeira
Controle Acionário
Independência do Conselho
Diversidade do Conselho
Direito dos Acionistas
Gestão de recursos
Redução de emissões
Acidentes Ambientais
Mitigação de risco
Saúde e Segurança
Direitos Humanos
Segurança do Produto
Nutrição
Relações Comunitárias
Maximizar retornos e minimizar riscos, ajudando a construir um mundo melhor no processo – esse é o valor agregado do ESG. Se o investidor tem interesse em evitar riscos que podem prejudicar o valor dos ativos e o desempenho de longo prazo de suas carteiras, é essencial que considere os quesitos ESG na construção de um portfólio balanceado.
Dessa forma, o investidor não só evita empresas com potencial de terem multas ambientais, trabalhistas e relacionadas à corrupção, gerando valor ao longo do tempo, como também acelera a transformação do mundo em um lugar melhor, por financiar empresas empenhadas em preservar o meio ambiente, a diversidade e a ética.
Quer investir com inteligência? Fale com a gente, tire suas dúvidas, ou venha para tomar um café!
A IHUB INVESTIMENTOS AI LTDA, inscrita sob o CNPJ: 18.581.164/0001-15 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.
iHUB Investimentos todos os direitos reservados.